quarta-feira, 26 de maio de 2010

HIPERTEXTO

Ao realizar as leituras sugeridas pelo curso, entendi que hipertexto é um tipo de texto que, ao mesmo tempo em que nos informa, nos dá condições para a busca de mais informações sobre o tema abordado ou sobre outras temáticas. Ao fazer a leitura do texto na página da Wikipédia, me surpreendi com a abertura que o texto me deu para que eu acrescentasse novas informações à minha leitura, permitindo que eu tivesse acesso a muitas informações num mesmo espaço de tempo. Isso pode realmente ser chamado de navegação, pois nos permite andar “Por mares nunca dantes navegados”, e alcançar o conhecimento sobre diversos assuntos.
Também achei interessante o acesso que o hipertexto nos dá para outros recursos como é o caso das imagens. O hipertexto é uma fonte de informação muito rica que nos permite ampliar nossos conhecimentos acerca de vários temas numa mesma página.
Este curso está muito interessante pois, a cada atividade estudada, percebo que as TICs são recursos com os quais podemos contar, tanto para o enriquecimento dos nossos conhecimentos quanto para a transmissão dos mesmos para nossos alunos, permitindo assim, que estes tenham acesso ao que há de mais moderno na área de informações que é o acesso à internet, claro que, isso, sob a orientação do professor, pois se assim não for, os alunos terão contatos apenas com programas de relacionamentos como o MSN ou Orkut. Aí entra a importância do professor em ser capacitado para saber utilizar os diversos recursos tecnológicos como fonte de informações e para a transmissão de conteúdos.

5 comentários:

  1. Muito bem, Gil. Concordo com tudo que vc falou. Estamos imersos em uma sociedade, cuja evolução tecnológica modifica nossos hábitos e a forma de aprender também é influenciada por todas essas inovações. Se o ser humano muda seus conceitos e forma de ver o mundo ao longo da história, a forma de ensinar e aprender também exige novos paradigmas. É interessante conhecer as últimas descobertas tecnológicas que fazem parte do cotidiano comunicativo dos jovens e suas possibilidades no uso pedagógico, prinicipalmente a utilização do hipertexto na prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. obrigada por seu comentário. o mesmo me levou a ter uma reflexão ainda maior sobre a temática

    ResponderExcluir
  3. Hello Gil! Congrats girl! You're doing very well! Eu também estou aprendendo muito com o curso. Hipertexto é um recurso riquíssimo para trabalhar com os alunos e ampliar de forma dinâmica nosso conhecimento. See you!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Suas atividades estão ótimas, agora é agilizar para não perder o foco, alimentar o blog sempre.
    obrigado.
    abraço

    ResponderExcluir