quarta-feira, 26 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Ao realizar estudos e reflexões através da leitura de textos com temas voltados para a prática pedagógica, para a aprendizagem continuada e para o uso das tecnologias na educação, percebi que o meu trabalho em sala de aula precisa ser analisado e repensado, para que o mesmo possa se tornar mais inovador levando em consideração não só a predisposição dos discentes, mas também, que leve em consideração a capacidade cognitiva e intelectual dos mesmos, além de garantir espaços e realizar ações para que o desenvolvimento das potencialidades dos alunos possam de fato realizar-se.
Percebi também, que preciso refletir sobre o uso das tecnologias na educação, buscando conhecer seus usos e as reais vantagens que os mesmos poderão trazer para os alunos, com o objetivo de permitir o desenvolvimento de suas predisposições e garantir uma verdadeira aprendizagem dos conteúdos de sala de aula com o uso de recursos tecnológicos. Um exemplo, é a utilização das TICs que temos disponíveis nas unidades de ensino e os meios de comunicação em massa que os educandos utilizam no dia a dia. Enquanto educadora, ainda não trabalhei efetivamente com esses recursos. Contudo, pretendo me capacitar para envolver os alunos em projetos que utilizem os recursos tecnológicos para a aquisição de conhecimentos.
Enquanto aprendiz, tenho refletido sobre a importância de manter estudos de formação continuada com o objetivo de enriquecer meus conhecimentos acadêmicos, bem como procurar ampliar esses conhecimentos através de recursos tecnológicos para garantir uma prática pedagógica voltada para a inovação através de uma boa seleção de conteúdos e de procedimentos que utilizem os recursos tecnológicos, para que estes sejam capazes de garantir uma verdadeira aprendizagem para meus discentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário