quinta-feira, 10 de junho de 2010

desenvolvimento de aula usando hipertexto

DESENVOLVIMENTO DA AULA USANDO HIPERTEXTO





A aula que eu planejei usando o hipertexto, teve como objetivos levar o aluno a conhecer o espaço da Wikipédia, reconhecer um hipertexto e realizar a leitura de um texto informativo( hipertexto) que abordava a temática : Preparação da Copa do Mundo na África.
Após levantar questionamentos acerca do tema a ser abordado, com o objetivo de trabalhar o conhecimento prévio, os alunos que participaram da aula, foram orientados a entrarem no site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010 e a fazerem a leitura de um fragmento do texto: Copa do Mundo FIFA 2010. Após conceituar hipertexto, os aluno foram orientados a estarem acessando os links presentes no texto com o objetivo de obter mais informações sobre o tema. Eles acharam essa atividade muito interessante e ficaram algum tempo fazendo a leitura do texto digital e buscando através dos links encontrados no mesmo, novas informações. Em seguida, realizei junto aos participantes da aula, um debate com o objetivo de socializarmos as informações encontradas no texto. Como atividade, solicitei que os mesmos fizessem um diário de bordo com a finalidade de registrarem suas reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos usados na aula.
Através dessa aula, pude perceber que os alunos não possuem dificuldades quanto ao uso do computador e do acesso à internet, porém, os sites visitados pelos mesmos, são apenas aqueles que estão voltados para o entretenimento. O aluno desconhece e não utiliza sites que possam trazer conhecimentos didáticos e ajudá-los a compreender os conteúdos escolares. A meu ver, o uso dos recursos tecnológicos na escola precisa ser refletido urgentemente por nós educadores, com o objetivo de permitir que o aluno possa de fato, utilizá-los como recursos para a busca de conhecimentos.

4 comentários:

  1. Gostei muito da idéia. Com certeza a aula foi muito interessante. Neste momento de Copa do Mundo é muito pertinente levar assuntos que está na mídia. Aproveitar esse momento histórico para trabalhar conteúdos como, o hipertexto, é uma excelente estratégia.

    ResponderExcluir
  2. Hello Gil! Ótimo texto e bom trabalho. A escolha do tema sobre a copa tem tudo a ver com o momento e os alunos devem ter gostado muito de pesquisarem sobre algo q eles adoram: copa do mundo, futebol!

    Congratulations girl!
    Rosana Morales.

    ResponderExcluir
  3. Gildaíza !
    Gostei muito da sua proposta de trabalho.
    A temática utilizada por você é atual e sobretudo por utilizar de forma pedagógica essas ferramentas com seus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gil, seu texto realmente está muito bom. A proposta didática é bastante relevante e acredito que a aula foi bem proveitosa.

    ResponderExcluir