segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reflexão sobre a realização de aulas com material digital

Reflexão referente à aula realizada na Esc. Francisco Máximo utilizando materiais digitais


A aplicação da aula teve início com a elaboração do planejamento da mesma realizado por mim, com a participação da professora da turma do 6º ano matutino da Esc. Francisco Máximo de Sousa, professora Waldinê.
Os objetivos da aula foram fazer com que os alunos conhecessem as características do gênero HQs, reconhecessem a importância do uso de materiais digitais nas aulas, e desenvolvessem as habilidades de leitura e escrita produzindo seus próprios textos .
Para a realização da aula, utilizamos textos impressos para permitir que os alunos lessem e compreendessem a temática abordada pelos textos lidos, bem como produzissem seus próprios textos a partir de textos visuais, onde os alunos criavam o texto escrito.
Com o objetivo de levá-los a reconhecer o uso dos recursos tecnológicos na produção das HQs, os alunos assistiram ao vídeo: Como criar histórias em quadrinhos encontrado em:
www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo - more videos »

Logo após, os alunos foram para o laboratório de informática da escola , com o objetivo de produzir seus próprios textos utilizando o site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/.

Assim, conhecendo o ambiente do site , os alunos em grupo de 03 participantes, criaram suas HQs, sob o orientação da professora da turma e por mim , responsável pela realização desta atividade.
Ao concluir este trabalho, percebi que os alunos envolvidos tiveram bom aproveitamento no que se refere à aprendizagem de conteúdo, tanto no que se refere às habilidades de leitura e produção de texto, bem como ao uso dos recursos tecnológicos, uma vez que, os alunos demonstraram grande interesse em realizar as atividades em virtude da mesma ser organizada com usos de recursos digitais pouco utilizados pelos alunos com esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário