quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conceituando currículo e sua integração com as tecnologias




De acordo com as leituras realizadas, vejo que currículo é o conjunto de conceitos a serem transmitidos para os alunos. Fazem parte também deste conceito, os planejamentos, as ações a serem realizadas, as metodologias e os recursos que serão utilizados para que a aprendizagem possa de fato ocorrer.
É nesse contexto que os recursos tecnológicos assumem um papel fundamental. Uma vez que, quando o professor vai planejar uma aula, ele precisa pensar nos procedimentos e nos recursos que vai utilizar para que a aprendizagem de um determinado conteúdo possa de fato ser assimilado pelo aluno para que ocorra a aprendizagem. È preciso para isso, levar em consideração que essa metodologia não pode estar distante da realidade do aluno. Levando em consideração que o mesmo estar inserido num contexto social totalmente tecnológico, é preciso que a escola caminhe nesse mesmo contexto, para isso, é preciso integrar os recursos tecnológicos ao currículo escolar. No entanto, essa integração precisa ser intencional, ou seja, é preciso pensar no seu uso, não só para dinamizar as aulas mas também para que ocorra mudanças significativas no processo ensino aprendizagem.
Como o uso da tecnologia está presente no contexto social do aluno, e ele já faz uso delas para outros fins, fica fácil para o professor conduzir atividades fazendo uso das mesmas. A questão não é fazer com que os alunos a utilize mas sim, conduzi-los a fazer uso delas, para que os objetivos propostos pelo currículo sejam prontamente atendidos. Nesse caso, o professor poderá estar elaborando projetos com a integração do uso desses recursos nas atividades do currículo escolar e permitir que os próprios alunos conduzam seus trabalhos sob a orientação e mediação do professor.

Gildaiza Silva Assunção Rodrigues

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