terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pensando sobe possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


O professor e escritor Pedro Demo afirma que “ escola está distante dos desafios do século XX”. Pensando nessa afirmação do renomado professor, fiquei refletindo no nosso cotidiano escolar, na nossa prática pedagógica e no que a escola e nós professores precisamos fazer para conseguirmos atender aos anseios da nossa clientela, que são alunos inseridos num contexto social em que as informações chegam a todo vapor através dos mais diversos meios tecnológicos. Nesse contexto, não podemos descartar o uso do computador e da internet. Nossos jovens e crianças, estão utilizando esses recursos cada vez mais, enquanto na maioria das práticas de sala de aula, os professores estão limitados a ensinar ler e escrever de uma forma ainda muito precária e tradicional que em nada tem a ver com o contexto social no qual o aluno está inserido.
Enquanto os laboratórios de informática das escolas procuram realizar de forma ainda muito tímida, atividades utilizando os recursos digitais e tecnológicos, os cyber das cidades estão lotados de jovens e crianças ( nossos alunos) que estão utilizando os recursos digitais e tecnológicos interagindo assim, com outros jovens da mesma faixa etária. Na verdade eles estão lendo e escrevendo, mas quando se trata de desenvolver estas habilidades durante as aulas, os mesmos se mostram desmotivados e totalmente desinteressados. Pensando nisso, qual será o problema?
Talvez a questão seja, a forma de ensinar, está distante da realidade dos alunos. Nossas práticas e metodologias não atendem aos anseios de um público que conseguem realizar várias atividades ao mesmo tempo. Por isso Pedro Demo diz que “ A linguagem que ela usa na escola, quando ela volta para casa ela não vê em lugar nenhum”.
Falando assim, até poderíamos pensar que a escola então não serve para mais nada. Não é bem assim, o que precisamos ter em mente, é que nossas práticas precisam ser melhoradas, para isso, é preciso que os próprios cursos de formações acadêmicas pensem nisso, e que os mesmos possam formar professores com essa preparação e visão. No nosso atual contexto, a realidade é que nossos alunos muitas vezes estão mais preparados e possuem uma compreensão acerca dos usos dos recursos tecnológicos do que muitos professores.
Contudo, é preciso lembrar que só saber utilizar os recursos não é garantia de uma aprendizagem concreta. E aí entra a participação efetiva do professor, só ele pode direcionar este trabalho, que precisa ser bem conduzido para garantir de fato que a aprendizagem das diversas disciplinas cheguem aos nossos alunos.
Além de garantir uma boa formação para o professor, as escolas precisam se adequar para acompanhar o ritmo de sua clientela. É preciso que as mesmas ofereçam estrutura e equipamentos capazes de permitir o bom trabalho do professor. A escola precisa se colocar à altura dos anseios de seus clientes.

Gildaiza da Silva Assunção Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário